domingo, 10 de maio de 2009

A importância de um recurso natural

Imagem retirada do site:www.infantario-louros.com

A água

A água é um recurso natural de importantíssimo para todos. Sem ela, seria impossível a vida do homem, dos animais e das plantas. É um bem público onde todos têm o direito ao seu uso, cabendo ao Estado garantir a sua qualidade e a sua justa distribuição.
A poluição dos mananciais hídricos, a utilização em grande escala da água para a irrigação e a falta de preservação das nascentes dos rios e matas ciliares (aquelas que se situam às margens de rios e lagos) causam a escassez da a água.
A escassez de água já ameaça grande parte da humanidade. E, enquanto muita gente a desperdiça, mais de 1,5 bilhão de pessoas estão sem água no mundo.
A poluição dos cursos d’ água se agravou com o advento das construções das redes de esgotos sanitários. Isto ocorreu após a “reforma sanitária” iniciada na Inglaterra em 1847, a qual introduziu a uso generalizado da descarga hidráulica nos vasos sanitários, ligando – se aos sistemas de esgotos os quais diretamente ligados aos rios.
Outro problema importante é a má distribuição da água doce do mundo. Enquanto alguns lugares têm fartura de água, ela é escassa e faz muita falta em outros. Alguns países, como o Egito e Arábia Saudita, sofrem com a seca que prejudica as plantas, os animais, a saúde e a sobrevivência da população.
O Brasil detêm 12% das reservas de água doce do mundo, que possui o maior reserva de água subterrânea do mundo, o Aqüífero Guarani. Ele ocupa uma área de 1,2 milhões de Km ², estendendo – se pelo Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina.
É visível com a água é má distribuída em nosso país. Na região Norte, com 7% da população, possui 68% da água do país, o Nordeste com 29% da população possui 3% da água do país e o Sudeste com, 43% da população conta com 6% da água do país.
A região Nordeste sente os efeitos de falta d’ água, o aumento da temperatura aumenta a evaporação da água e ao mesmo tempo, a demanda para o consumo humano e para irrigação deverão afetar ainda mais a disponibilidade hídrica na região. Isso tudo, sem contar as alterações provocadas pela ocupação humana, com assoreamento, desmatamento, e perda da qualidade da água.
Começamos a perceber que a água doce, em condições de atender aos diversos usos do homem, está se tornando um recurso difícil de se garantir. Com o crescimento da população, a procura pelo precioso líquido é cada vez maior, aumentando, consequentemente, os tipos de usos de água. Precisamos usar a água com muito cuidado para que sempre possamos encontrá -la disponível, em quantidade e qualidade para os nossos usos.
Post de Moane Gusmão

Um comentário: