domingo, 10 de maio de 2009

O Futuro das Florestas brasileiras


Imagem retirada do site:www.eurofarma.com.br

O FUTURO DAS FLORESTAS TROPICAIS

A Amazônia ocupada em grande parte por índios, populações ribeirinhas e seringueiras ainda pratica o extrativismo e uma agricultura de baixo impacto ecológico sobre as florestas. Entretanto, atualmente, a floresta vem sofrendo com as ações humanas de grande impacto como exemplo podemos destacar: a pecuária,a mineração,a extração da castanha,a caça e a comercialização de peles de animais sem falar do tráfico clandestino dos mesmos,estas ações tem destruído a flora e a fauna da floresta aceleradamente.Os desmatamentos para criação de latifúndios agropecuários substituem as florestas por pastos.Projetos como Grande Carajás e Jarí,a exploração mineral e hidrelétricas são fontes de impactos ambientais em âmbito regional.

DESTRUIÇÕES PROVOCADAS PELOS PROJETOS AGROINDÚSTRIAIS
Destruição da biodiversidade- O desmatamento elimina uma variedade de espécies muitas vezes desconhecidas. Sem falar da implantação da monocultura.
Destruição do solo- A retirada da floresta rompe com o sistema natural de ciclagem de nutrientes. Os solos também deixam de ser protegidos da erosão pelas chuvas.
Mudanças climáticas- A destruição das florestas elimina a fonte de vapor d’água na atmosfera que é responsável pelas condições climáticas regionais.
Doenças- As monoculturas implantadas na região amazônica estão mais expostas a pragas e doenças. Sem falar da utilização de inseticidas e agrotóxicos que destroem que destroem ainda mais a diversidade de espécies e a poluição dos mananciais hídricos.
O Futuro
A destruição da floresta está relacionada com os problemas agrários que são frutos de um modelo de desenvolvimento associado na concentração de capitais em terras. sem falar da nossa conhecida monocultura e do extrativismo mineral.
As políticas de desenvolvimento da Amazônia baseadas na exportação de nossas matérias-primas extraíram para esta região grandes projetos ligados a mineração que provocaram o desmatamento e a construção de hidrelétricas e estradas e uma urbanização caótica.
Os mesmos empresários que implantaram seus empreendimentos na região amazônica serão aqueles que irão abandonar a floresta no momento que a extração da matéria-prima não satisfazer seus lucros.
Serão como nossos colonizadores portugueses, que exploraram o pau-brasil e depois procuraram outras fontes de exploração.
Apesar de vivermos no século XXI, o Brasil ainda apresenta características da época colonial.


Referências bibliográficas:Geografia do Brasil.ed.1.reimpr.-São Paulo:Editora da universidade de São Paulo,2003.-(Didática:3)Vários autores.


Post de Sheila de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário