domingo, 10 de maio de 2009

O que é Amazônia?


Imagem retirada do site:economiafreak.wordpress.com

A Amazônia é uma bacia hidrográfica que se estende da cordilheira andina e avança por todo o Norte do Brasil. A imensa floresta amazônica se estende pela Guiana Francesa, Suriname, Venezuela, Colômbia, Peru e Bolívia.
A floresta pluvial que cobre grande parte dessa área tem seus limites, no Brasil definidos pelas caatingas do nordeste que formam uma transição com a vegetação conhecida como Zona dos Cocais. A partir dos cerrados do Centro-Oeste a floresta se separa por uma extensa faixa de matas secas.
A bacia amazônica se formou numa sequência de eventos geológicos muito antigos, de mais de 420 milhões de anos, na era paleozóica.
A grande floresta amazônica está situada em regiões onde precipitação está acima de 1800-2000 mm.
A Amazônia apesar de clima quente não apresenta temperaturas altas, mas temperaturas médias durante o dia e a noite e ao longo do ano.
Fatores como temperaturas constantes e precipitações elevadas favorecem a exuberância da vegetação amazônica. Nas proximidades de Santarém existe uma região mais seca que acaba interrompendo a distribuição de muitas espécies de árvores criando uma floresta úmida oriental bem diferente da ocidental.A grande diversidade da floresta amazônica ainda não é conhecida completamente,mais pode ser dividida em três grupos:as matas de terra-firme,as matas de várzea e os igapós.O desenvolvimento destes grupos irá depender do regime de inundação dos rios.
Nos igapós ou matas inundadas, a floração coincide com as enchentes de verão. Onde a precipitação é mais distribuída, a floração ocorre ao longo do ano.
A floresta amazônica rica em biodiversidade ainda é pouco conhecida. Os indígenas,ribeirinhos e seringueiros que vem revelando para ciência um grande número de espécies até então desconhecidas.
A Amazônia possui a maior parte da terra-firme com altitudes abaixo de 200 m, com as seguintes unidades e relevo e cobertura vegetal (Shubart, 1983)
1-Planícies de inundação- Compreendem as várzeas e igapós que são terrenos geologicamente mais jovens da Amazônia. São formados por sedimentos acumulados nas áreas de inundação dos rios e na região coberta pela vegetação de pântano.
2-Terraços pleistocênicos- São terrenos sedimentares formados quando o nível de base dos rios era mais alto, durante os períodos interglaciais, pois o mar já esteve 15 m acima do nível atual há cem mil anos.
3-Planalto amazônico- Toda a área formada pelos sedimentos argilosos que são terrenos com altitudes de 150 a 200m.
4-Escudos Cristalino-Terrenos mais antigos que limitam a bacia ao norte e ao sul.

As florestas
Na Amazônia existem florestas de inundação e florestas de terra-firme.As florestas de inundação são divididas em matas permanentemente inundadas e florestas de inundação periódica.Existem ainda na região litorânea,os manguezais que são inundados pela marés.
Mata de Igapó
Característica de solo alagado, de terrenos baixos próximos aos rios. o solo e a água dos igapós são ácidos.Sua vegetação é verde e as árvores chegam a atingir 20 m de altura.Nos igapós encontramos a vitória-régia que atinge até 40 cm de diâmetro.Alguns igapós podem secar em certos períodos do ano dando origem a praias arenosas.
Mata de Várzea
Cobre 55 mil (quilômetros quadrados) da região amazônica. Localizam-se sobre terrenos periodicamente alagados.Em áreas mais alagadas assemelha-se aos igapós nos menos alagados(altos)se parece com a vegetação de terra-firme.
Muitas plantas da várzea são utilizadas pelos seringueiros e por índios para a produção de borracha.
Matas de Terra-Firme
Característica de terras mais altas abrange 90% da área total da bacia amazônica. As árvores são altas(60-65m) e no altos de suas copas é retido 95% dos raios solares tornando o interior da floresta escuro e úmido.
A Vida na Floresta
As florestas amazônicas são auto-sustentáveis. Para a formação da biomassa, elas necessitam de uma alta taxa de fotossíntese e da disponibilidade de nutrientes.Uma curiosidade sobre a floresta,é que ela não vive dos nutrientes do solo já que estes apresentam baixa fertilidade.A floresta amazônica vive sobre o solo,realizando a ciclagem dos nutrientes no qual a fonte alimentar são estoques de solo.
Referências bibliográficas:Geografia do Brasil-4.ed.1.reimpr.-São Paulo:Editora da Universidade de São Paulo,2003.-(Didática;3)Vários autores.

Post de Sheila de Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário